Entrevista com os dubladores de Suzumiya Haruhi

Em comemoração aos 15 anos de lançamento da novel de Haruhi em 2018, os dubladores do anime de Suzumiya Haruhi responderam algumas perguntas e contaram algumas curiosidades. Segue abaixo a entrevista.

AYA HIRANO (VOZ DE HARUHI SUZUMIYA)

1. Por favor, comente algo sobre o 15º Aniversário de Haruhi Suzumiya.

Já faz 15 anos desde o choque de conhecer Haruhi pela primeira vez, e estou surpresa com o quão rápido o tempo passou. Se eu não tivesse encontrado esse trabalho, o “eu” de agora não existiria. Não consigo imaginar como minha vida seria se não tivesse encontrado Haruhi. Lembrando do papel que era a maior coisa do mundo pra mim na época, está cheio de coisas que só podem ser expressas naquele tempo, e é como um tesouro guardado no meu coração. Eu vivi minha juventude com este trabalho, assim como Haruhi, e sou agradecida por isso. Me sinto afortunada pelo apoio de todos. Muito obrigada a todos. E parabéns ao trabalho original por completar seu 15º aniversário!

2. O que você mais gosta na série?

Eu gosto de como é sobre pequenas aventuras escondidas na vida cotidiana. Desconhecida para nós, essas pequenas aventuras se expandem em mundos misteriosos, não é? E também, mesmo que existam coisas que eu não posso falar em voz alta, Haruhi pode me representar e me faz pensar, “Definitivamente vai ficar tudo bem!” Graças a essa série, eu posso acreditar que isso é verdade. Eu realmente amo as partes que me fazem pensar, “É ótimo que cada personagem está dando seu máximo, tentando da melhor maneira viver.”

3. Alguma cena ou falas da série que deixaram uma impressão duradoura?

Depois do Festival Cultural em Live A Live, Haruhi revela para o Kyon, “Eu só tive vontade de fazer algo por agora.” Essa fala foi a chave para a série toda, e eu lembro de sentir um pouco de pressão após a gravação, já que o verdadeiro valor de Haruhi poderia ser questionado baseado em eu poder ou não dizer a fala corretamente. Eu acho que aquela foi a vez em que as diferentes Haruhis do trabalho original, do anime e de mim mesma se uniram, e aquela fala se tornou a que eu nunca esquecerei. Tem também outra fala que eu nunca acertei, mas naturalmente me vem à mente quando mencionam Haruhi…. “Eu estou aqui.”

4. Nos conte sobre o relacionamento entre o personagem que você dubla e o Kyon.

Eu gosto do senso de distância deles. É bem difícil manter o relacionamento de confiança deles, e acho que eles são existências insubstituíveis um para o outro. O mesmo vale para a sensação de segurança que não desaparece enquanto eles estão juntos. Mesmo que eu esteja apenas fazendo um papel, tenho um pouco de inveja do relacionamento deles.

TOMOKAZU SUGITA (VOZ DE KYON)

1. Por favor, comente algo sobre o 15º Aniversário de Haruhi Suzumiya.

Francamente. Eu disse para todos se darem bem também.

2. O que você mais gosta na série?

Fico feliz em ouvir as pessoas que cresceram assistindo este trabalho falarem honestamente.

3. Alguma cena ou falas da série que deixaram uma impressão duradoura?

Meu monólogo no Desaparecimento.

4. Nos conte sobre o relacionamento entre o personagem que você dubla e o outros.

Sobre o relacionamento de Kyon e Haruhi: Ela é uma garota inconveniente, mas se ela é a chave para o mundo, não é como se eu fosse desistir.

Sobre Kyon e Mikuru: Ela é uma ótima garota, mas também assustadora já que ela nunca mostra seus verdadeiros pensamentos.

Sobre o relacionamento de Kyon e Nagato: Ela é uma garota bastante observadora, mas ocasionalmente irá atacar por ciúmes, então você não pode abaixar a sua guarda.

Sobre Kyon e Koizumi: Seu rosto está perto demais.

DAISUKE ONO (DUBLADOR DE ITSUKI KOIZUMI)

1. Por favor, comente algo sobre o 15º Aniversário de Haruhi Suzumiya.

Parabéns pelo 15º aniversário, e obrigado! O número de pessoas no trabalho dizendo que eles começaram a se interessar por dublagem depois de assistir Haruhi aumentou. É um trabalho que estou orgulhoso por ser associado. Esse sentimento provavelmente não vai mudar num futuro próximo.

2. O que você mais gosta na série?

Eu gosto de como todos os fenômenos estranhos são criados a partir dos desejos de somente uma garota. Até mesmo criou um movimento¹ que pode ser chamado de fenômeno social. Não há razão ou lógica para isso. Não é nada além de energia positiva. É é por isso que todos amam Haruhi.

3. Alguma cena ou falas da série que deixaram uma impressão duradoura?

O primeiro episódio, que abre com Koi No Mikuru Densetsu. Aquela música é tudo que a música de um personagem deveria ser. Fiquei tocado com a interpretação perfeita da Gotou-san para aquele papel. Como esperado de Gotouza-sama!² Me deixou num estado de fascinação e admiração!

4. Nos conte sobre o relacionamento entre o personagem que você dubla e o Kyon.

Eu consideraria a frase “A amizade entre homens sábios é leve como a água”, mas eles não se prendem um ao outro. Eles estão próximos, um ao lado do outro, mas eles não interferem entre si. Eles são amigos, mas ela não tomam partido em formar um laço. É isso que parece pra mim. Eu gosto desse tipo de relacionamento.

YUUKO GOTOU (VOZ DE MIKURU ASAHINA)

1. Por favor, comente algo sobre o 15º Aniversário de Haruhi Suzumiya.

Eu fui arrastada para o movimento logo após de me deparar com a série. O poder do próprio trabalho é excepcional. É incrível como as expectativas de todos não diminuíram por 15 anos, mesmo enquanto o número de leitores continua a aumentar. Fico feliz por ter encontrado essa série.

2. O que você mais gosta na série?

Eu gosto de como mesmo sendo Ficção Científica, os diagramas de correlação são complicados, e os personagens não são pessoas comuns, mas à primeira vista parece ser um slice-of-life de cotidiano escolar divertido. Bem, cada um deles está de fato se divertindo à sua maneira.

3. Alguma cena ou falas da série que deixaram uma impressão duradoura?

“Não se aproxime demais de mim.” Essa foi a fala que a Mikuru Adulta disse pra Kyon. Não sei se ela estava levando as circunstâncias do mundo em consideração, ou estava apenas sendo cuidadosa com sua versão mais nova, mas foi dolorosa.

4. Nos conte sobre o relacionamento entre o personagem que você dubla e o Kyon.

Incapaz de deixá-la, Kyon sempre a ajuda quando ela parece estar em perigo enquanto tenta com vontade cumprir sua missão. Toda vez que isso acontece, Mikuru gosta mais do Kyon. É mesmo uma espiral de amor e ódio ao mesmo tempo.

MINORI CHIHARA (VOZ DE YUKI NAGATO)

1. Por favor, comente algo sobre o 15º Aniversário de Haruhi Suzumiya.

Mais uma vez, parabéns pelo 15º aniversário! Felizmente, conhecer esse trabalho mudou largamente meu destino. Tenho gratidão por Nagaru Tanigawa-san que criou Haruhi!

2. O que você mais gosta na série?

Eu gosto da existência esmagadora que é Haruhi Suzumiya. Há uma excitação em não saber em que tipos de incidentes você vai se meter estando com ela. Eu guardo esse sentimento de aspiração exatamente porque eu sou do tipo totalmente oposto. De qualquer maneira, eu fiquei encantada por ela e, estranhamente, eu a quero ver sempre sorrindo.

3. Alguma cena ou falas da série que deixaram uma impressão duradoura?

Seria o “Obrigada” que Nagato diz para Kyon no fim do Desaparecimento de Haruhi Suzumiya. Olhando para trás, na sessão pós-gravação, eu lembro que essa foi a fala que estava carregada com muitos dos meus próprios sentimentos.

4. Nos conte sobre o relacionamento entre o personagem que você dubla e o Kyon.

Eu realmente gosto de como os dois podem estar em silêncio, mas há sempre uma “atmosfera gentil” entre eles.

Notas:

1. O tradutor acredita que ele se refere ao Haruhismo.

2. Uma referencia à personagem de mesmo nome também dublada pela Yuuko Gotou em Lucky Star.

Fonte: Pigcow-translations

Deixe um comentário